_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
Comentários

Autor: Cristina Martins
2008/09/25

Boa tarde.
Numa consulta à V. página, e salvo melhor entendimento, parece-me existir algum engano nas datas relativas á página pessoal do Presidente Sidónio Pais. Na medida em que se faleceu em 1918 e a sua mulher em 1945 como pode dizer-se “(….) Após a morte de sua mulher(…)”? Agradeço esclarecimento e eventual correcção.
Atentamente,
Cristina Martins

Dados pessoais

Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais nasce em Caminha a 1 de Maio de 1872. É filho de Sidónio Alberto Marrocos Pais e de Rita Júlio Cardoso da Silva. A 2 de Fevereiro de 1895, em Amarante, casa com Maria dos Prazeres Martins Bessa, de quem tem 5 filhos. Após a morte da sua mulher e fruto da união com Ema Manso Preto, tem mais duas filhas. A 14 de Dezembro de 1918 é assassinado em Lisboa e os seus restos mortais trasladados para o Panteão Nacional.



Amarante, 29.12.1867
Lisboa, 14.09.1945

É na sua terra natal que conhece Sidónio Pais, com quem contrai matrimónio em Fevereiro de 1895. Com ele virá a ter cinco filhos.

Quando o marido assume a Presidência da República, na sequência do golpe militar de Dezembro de 1917, permanece em Coimbra, cidade onde o casal se fixara pouco depois do casamento.

Não participa em qualquer acto público nesse período e no dia seguinte ao assassinato de Sidónio Pais, a 14 de Dezembro de 1918, desloca-se pela primeira e última vez ao Palácio de Belém, onde o corpo do marido está em câmara ardente.

 

Autor: Andreia Rodrigues
2008/09/11

O site está super completo e por isso vos felicito, infelizmente ainda não conheço o museu.. De qualquer maneira, e com a melhor das intenções faço uma breve chamada de atenção: reparei que em PRESIDENTES, seleccionando OSCAR CARMONA aparece, certamente por engano, informação relativa a GOMES DA COSTA.

 

Autor: Rui Filipe Alves
2008/08/11

eu gosta de saber se ainda é possivel
Adquirir os livros sobre os presidentes da republica.
Aguardo a resposta.

 

Autor: Carlos Osório
2008/07/17

Exmos. Senhores,
Quero felicitar-vos pelo "magnifíco museu" que propocionam ao público em geral e pela história, prendas e símbolos nacionais apresentados.
Mais, acho que os brindes que adquiri na v/loja [e que infelizmente me roubaram à porta do Hotel] são dos mais bonitos e representam bem "a nossa cruz"!. Parabéns a todos.

 

Autor: Quelhas
2008/07/15

Visitei a página, gostei.
Também contava ver o nome do meu amigo, Jorge Campos, vindo da Suíça, descrito como artesão, daquilo, que de velho se dá vida, e...
Um abraço.

> Ver política de privacidade
> CNPD
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica