_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 PermanenteTemporáriasItinerantesArquivo
25 de Abril - Comemoração da Democracia
Aumentar

25 DE ABRIL
Comemoração da Democracia

Uma iniciativa do Museu da Presidência da República no I Centenário da República Portuguesa

Entrada livre

PROGRAMA

PROJECTAR ABRIL
Espectáculo Multimédia (com música original de Luís Cília)
22, 23, 24 e 25 de Abril – a partir das 20h30
Projecções gigantes sobre fachadas evocam a Revolução Democrática. Um espectáculo multimédia imersivo (a 270º) revive, através de imagens, sons, registos audiovisuais, notícias de imprensa e música, os momentos-chave e as emoções do dia 25 de Abril. Murais vivos e cartazes de luz completam esta viagem de memória ou descoberta. Um projecto da autoria dos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle.

CRAVOS DE CAMPO MAIOR
Instalação nos Jardins do Palácio de Belém
23, 24 e 25 de Abril – a partir das 15 h
Campo Maior faz, em Lisboa, uma demonstração da sua experiência centenária na manufactura de flores de papel. 1974 é o ano da Revolução e é, também, o número de cravos que florescem nos Jardins do Palácio de Belém. Uma arte tradicional na celebração da Democracia.


CONCERTOS

DEOLINDA
22 de Abril – 21h30
Ana Bacalhau, Pedro Martins, Luís José Martins e Zé Pedro Leitão formam a banda que, em pouco mais de um ano, ganhou lugar de culto no cenário da música portuguesa. Depois de inúmeros espectáculos, em Portugal e no estrangeiro, e em vésperas do lançamento de um novo álbum, os Deolinda prepararam este concerto onde, para além dos temas conhecidos e da apresentação de novos temas, haverá lugar para uma surpresa, especialmente dedicada ao 25 de Abril.

PAULO DE CARVALHO
23 de Abril – 21h30
“E Depois do Adeus” – foi com esta música de Paulo de Carvalho que o Movimento das Forças Armadas anunciou o início das operações do dia 25 de Abril. Neste concerto, o compositor e intérprete, com mais de 40 anos de carreira, volta a mostrar por que se tornou num nome incontornável na história da música portuguesa.

RONDA DOS QUATRO CAMINHOS
24 de Abril – 21h30
Participação especial:
Amin Alaoui (Marrocos)
Cantadores de Saias de Campo Maior
Cantares de Évora
Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense
José António Rodriguez (Espanha)
Katia Guerreiro
Maria Toledo (Espanha)
Orquestra Sinfonietta de Lisboa
Pedro Caldeira Cabral
Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento
A apresentação do concerto “Terra de Abrigo” é um olhar particular sobre a música tradicional portuguesa, contando com a presença de cerca de 100 músicos em palco. Pese embora a forte presença das vozes do sul, o concerto apresenta temas tradicionais das diferentes regiões do país, todos com um arranjo específico para Orquestra.

CRISTINA BRANCO
25 de Abril – 19h00
O concerto “Abril” é dedicado a José Afonso, uma das figuras maiores da música portuguesa. Acompanhada por um conjunto notável de músicos, Ricardo Dias (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Mário Delgado (guitarras) - responsáveis pelos arranjos -, Cristina Branco interpreta, de forma excepcional, o legado musical do compositor.


EXPOSIÇÃO
O MARECHAL ANTÓNIO DE SPÍNOLA E A TRANSIÇÃO PARA A DEMOCRACIA
De 22 de Abril a 2 de Maio
António de Spínola foi o décimo quarto Presidente da República Portuguesa e o primeiro depois da Revolução de 1974. Nascido a 11 de Abril, há precisamente 100 anos, protagonizou alguns dos momentos mais críticos do período revolucionário. No dia 25 de Abril, mandatado pelo Movimento das Forças Armadas, recebeu de Marcelo Caetano a rendição do Governo. Presidiu à Junta de Salvação Nacional, sendo posteriormente nomeado Presidente da República, cargo que exerceu de Maio a Setembro de 1974. As tentativas de golpe de Estado a que esteve associado, procurando travar o Processo Revolucionário em Curso, valeram-lhe a renúncia ao cargo e o exílio. O seu papel na história, ainda que controverso, foi, mais tarde, reconhecido, tendo sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada pelos “feitos de heroísmo militar e cívico e por ter sido símbolo da Revolução de Abril e o primeiro Presidente da República após a ditadura”.

EXPOSIÇÃO
PRESIDENTES DA DEMOCRACIA

De 22 de Abril a 30 de Maio
Uma Exposição dedicada aos Presidentes da República que assumiram funções depois do 25 de Abril. Através de documentação, objectos, filmes, fotografias e conteúdos interactivos esta exposição constitui uma oportunidade para reviver a história da República Portuguesa dos últimos 36 anos.

ABRIL COM FUTURO
Animação juvenil
22 e 23 de Abril (todo o dia) / 24 de Abril (manhã)
Oficinas Pedagógicas “Parabéns à Revolução” (*)
Pintura de cartazes alusivos ao tema e visita guiada às Exposições, com consulta multimédia de materiais pedagógicos sobre o 25 de Abril.
(*) Escolas e público em geral mediante inscrição prévia

24 de Abril - 15h30
Gala de “Ginástica de Elite”
Apresentação de espectáculo gimnodesportivo por formações de atletas inseridos em circuitos de alta competição.

24 de Abril - 17h00
Soul*D (Concerto)
Di, Bellucci, Rico, e Titiz são quatro jovens, músicos, bailarinos e performers, que compõem um espectáculo cheio de carisma, irreverência e energia R&B. Com uma batida contagiante o show dos Soul*D tem atitude e apela à dança.

 

ORGANIZAÇÃO:
Museu da Presidência da República

PARCEIROS: 
Câmara Municipal de Campo Maior
Centro de Documentação 25 De Abril – Universidade de Coimbra
Comissão Nacional para o Centenário da República

MEDIA PARTNERS:
Correio da Manhã
Rádio Renascença
RTP

APOIOS:
UDIFAR – cooperativa farmacêutica C.R.L.

Palácio Nacional de Belém – Praça Afonso de Albuquerque, 1349-022, Lisboa
Telefone: 213614660 Fax: 213614764
e-mail: museu@presidencia.pt

Programa e press release

< Voltar atrás
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica