_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 PermanenteTemporáriasItinerantesArquivo
O Presidente de Paula Rego



Ampliar
 
 
 
 
 
 
Na sequência do Ciclo da Vida da Virgem Maria que Paula Rego pintou para a Capela de Nossa Senhora de Belém, no Palácio de Belém, a convite da Presidência da República, Jorge Sampaio encomenda, também, à artista o seu retrato oficial. Desta forma, Jorge Sampaio rompe com os cânones do retrato presidencial, à semelhança do que já havia feito o seu predecessor, Mário Soares, e introduz, pela primeira vez, uma mulher na galeria de pintores oficiais.

Fruto da colaboração e empatia estabelecida entre a artista e Jorge Sampaio, o retrato oficial fixa com inteligência e criatividade artística o carácter do presidente, uma personalidade séria e pensativa, consciente das suas responsabilidades enquanto garante do normal funcionamento das instituições democráticas. Neste retrato contemporâneo, caracterizado pela contenção figurativa e exuberância cromática, o Chefe de Estado surge sentado, de pés cruzados e mãos tensas sobre as pernas, com o busto da República em cima de uma mesa à sua esquerda.

< Voltar atrás
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica