_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 PermanenteTemporáriasItinerantesArquivo
Os Jardins em Tempo de Ocupação Régia
Aumentar Aumentar Aumentar Aumentar
 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... »

Quando D. João V compra a quinta para dela fazer um local de veraneio, integra nos jardins algumas peças escultóricas, e faz plantar, a norte da propriedade, na zona agrícola anteriormente ocupada por uma vinha, o seu Regis Hortus Suburbanos. Mais tarde, também D. Maria decide enriquecer os jardins, cenário privilegiado para a organização de festas. Nesta altura, dos 18 empregados permanentes do palácio, 17 estavam destinados ao tratamento dos jardins.
É provavelmente desta altura o arranjo que chega até hoje do «jardim grande» ou «jardim de buxo», com os seus canteiros de secção triangular, compondo dois grandes quadrados em torno de três lagos circulares. O varandim do edifício principal, que abre sobre este jardim, recebe por volta de 1778 o seu revestimento em azulejos. Entre o jardim de buxo e a Praça Afonso de Albuquerque estende-se, em cota mais baixa, um estreito patamar ajardinado, actualmente conhecido por «jardim das laranjeiras», com um gradeamento que marca o limite sul da propriedade. Um grupo de estátuas representando figuras mitológicas constituem o último plano do cenário que estes jardins oferecem ao olhar de quem, do edifício, queira desfrutar da vista sobre o rio.
No espaço ajardinado no extremo poente da propriedade, um imponente viveiro para aves exóticas vem substituir, entre 1780 e 1785, um antigo pombal. Constituído por três pavilhões organizados em U, esta construção é ricamente decorada com estátuas mitológicas e de heróis da Antiguidade Clássica. Ao centro, uma cascata com a imagem de Hércules dominando a Hidra marca o eixo central do jardim que passa então a ser conhecido por «jardim da cascata».

 

ver informaçao detalhada
< Voltar atrás
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica