_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 PermanenteTemporáriasItinerantesArquivo
Boa viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra - 100 anos da primeira visita de Estado
<br />Foto: Pedro Matias | MPR

Foto: Pedro Matias | MPR
<html /> <html /> <html /> <html />
Aumentar Aumentar Aumentar Aumentar
 1 2 »

Há 100 anos, em 8 de outubro de 2017, partia da Estação do Rossio, em Lisboa, o Presidente da República, Bernardino Machado, rumo a França, para aquela que foi a primeira visita de Estado do Presidente da República Portuguesa. O que motivou a viagem foi a visita aos militares portugueses que combatiam na Flandres francesa, em pleno conflito mundial.

O Presidente Bernardino Machado quis levar a esses homens a solidariedade de Portugal inteiro, numa época em que as dificuldades no País eram, também, muitas. Simultaneamente, durante os dezoito dias que durou a viagem, o Presidente português foi recebido pelos chefes de Estado dos diferentes países por onde passou a delegação presidencial: Afonso XIII de Espanha, Raymond Poincaré de França, Jorge V do Reino Unido e Alberto I da Bélgica.

A exposição Boa viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra - 100 anos da primeira visita de Estado traz novos e esclarecidos contributos sobre as motivações e os procedimentos dessa importante viagem, mas acima de tudo, 100 anos depois, importa continuar a evocar a memória dos milhares de portugueses que combateram nesse terrível conflito que mudou, para sempre, o mundo.

A exposição tem como figura central o Presidente da República, Bernardino Machado: o homem de família (teve dezanove filhos); o reputado professor catedrático que introduziu a cadeira de Antropologia na Universidade de Coimbra; o pedagogo que se bateu pela importância da instrução pública; o homem de cultura que, quando ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, patrocinou a fundação, em 1893, do Museu Etnográfico Português, hoje Museu Nacional de Arqueologia, pelo seu amigo José Leite de Vasconcelos (1858-1941); o político ativo cujo percurso, multifacetado, se desenrolou ao largo de várias décadas da história de Portugal.

A evocação da viagem, maioritariamente feita de comboio, dá-nos conta do percurso detalhado, das provas de simpatia e deferência por parte dos chefes de Estado estrangeiros, das visitas a hospitais e ambulâncias, das paradas militares, da passagem pelas zonas devastadas pela guerra, e do reconhecimento, pelo Presidente da República, dos sacrifícios dos soldados portugueses através da atribuição de cruzes de guerra, bem como da homenagem à cidade mártir de Verdun com a condecoração da Ordem Militar da Torre e Espada.

O núcleo «Os portugueses na Guerra» reporta-nos ao quotidiano na frente de combate, registado in loco pelo pintor Sousa Lopes; ao sofrimento do soldado português nas trincheiras; às fardas e calçado inadequados ao clima inóspito do teatro de guerra; às sinistras máscaras e aos capacetes; ao armamento; aos pequenos objetos produzidos pelos soldados, uns utilitários, outros testemunhos de fé; ao humor presente nas peças de teatro e nos poemas escritos. Um quotidiano que haveria de desenvolver um vocabulário próprio, que seria assimilado pela língua portuguesa.

O regresso a Portugal é revisitado através da memória da receção ao chefe do Estado organizada na cidade de Lisboa, onde marcaram presença elementos do Governo, deputados, corpo diplomático, autoridades civis e militares, representantes dos Bombeiros Voluntários e jornalistas, entre outras individualidades, bem como das manifestações populares que acompanharam o cortejo, que terminaria no Palácio de Belém, em cuja Sala Dourada Bernardino Machado receberia os cumprimentos.

 

Palácio da Cidadela de Cascais
Av. D. Carlos I, 2750-642 Cascais

Terça-feira a domingo | 10:00-13:00; 14:00-18:00

> Cartaz da exposição em Português e Inglês
> Nota de Imprensa

< Voltar atrás
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica