_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 I RepúblicaEstado NovoDemocraciaBarra Cronológica
Presidentes - Democracia
Aumentar Aumentar Aumentar Aumentar
 1 2 3 4 5 6 »

Cavaco Silva



Dados pessoais

Aníbal António Cavaco Silva nasce a 15 de Julho de 1939 em Boliqueime, Loulé. É filho de Teodoro Gonçalves Silva e de Maria do Nascimento Cavaco. A 20 de Outubro de 1963 casa com Maria Alves Silva, de quem tem dois filhos.

 Percurso  profissional

 Aníbal Cavaco Silva licencia-se em Finanças em 1964 no ISCEF, actual Instituto Superior de Economia e Gestão, exercendo também o cargo de professor no mesmo instituto desde 1966. Posteriormente, em 1974, conclui o doutoramento em Economia na Universidade de York, no Reino Unido. Ao regressar a Portugal, trabalha sucessivamente no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica e no Banco de Portugal, neste último como director do Departamento de Estudos Económicos.

 Percurso  político

Depois da passagem em 1980 pelo Ministério das Finanças e Plano do Governo de Francisco Sá Carneiro, é eleito presidente do Partido Social Democrata a 2 de Junho de 1985 no congresso da Figueira da Foz. A 23 de Janeiro de 1995, após dez anos como primeiro-ministro, apresenta ao Congresso do PSD uma declaração de não recandidatura à presidência do partido, excluindo-se das eleições legislativas desse mesmo ano. As suas funções de chefe do Governo terminam a 28 de Outubro de 1995. Até à presente data, foi o único líder partidário a conquistar duas maiorias absolutas e o Primeiro-ministro português que mais tempo permaneceu em funções na história da democracia portuguesa.

Mandato presidencial

Presidente da República em funções, em Outubro de 2005, anuncia oficialmente a sua candidatura, justificando essa decisão "por um imperativo de consciência" em ajudar a superar o ambiente de "descrença e de pessimismo" da sociedade portuguesa. No discurso de tomada de posse lança vários desafios à sociedade portuguesa: criação de condições para o combate ao desemprego; crescimento da economia portuguesa; qualificação dos recursos humanos; credibilidade e eficiência do sistema de justiça; sustentabilidade do sistema de segurança social e credibilização do sistema político.




Galeria retratos

Primeira dama

Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica