_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 I RepúblicaEstado NovoDemocraciaBarra Cronológica
Presidentes - Democracia
Aumentar Aumentar Aumentar Aumentar
 1 2 3 4 5 6 »
Ramalho Eanes

Dados pessoais

António dos Santos Ramalho Eanes nasce em Alcains a 25 de Janeiro de 1935. É filho de Maria do Rosário Ramalho e de

Manuel dos Santos Eanes. Em Outubro de 1970 casa com Maria Manuela Duarte Neto Portugal Ramalho Eanes, de quem tem dois filhos.

Percurso profissional

Ingressa na Escola do Exército em 1953 e é sucessivamente promovido até chegar a General em 1978. Na sua folha de serviços sobressaem as comissões de serviço que presta na Índia, Macau, Moçambique, Guiné e Angola. Regressado a Lisboa em Julho de 1974, é colocado na comissão ad hoc para os Meios de Comunicação Social e depois nomeado Presidente do Conselho de Administração da RTP, cargo que ocupa só até Março de 1975, data da sua demissão em virtude de acusações políticas a ele dirigidas.

Percurso político

Em 1973 tem a sua primeira intervenção política, quando juntamente com outros oficiais organiza um protesto contra o I Congresso dos Combatentes do Ultramar. Dois anos depois, no Verão de 1975, envolve-se numa conspiração desenvolvida pelo chamado Grupo dos Nove, encabeçado por Ernesto Melo Antunes, ficando Ramalho Eanes encarregue de organizar um plano militar, posto em prática a 25 de Novembro de 1975. Depois da Presidência da República, é eleito Presidente do Partido Renovador Democrático, cargo que ocupa de 21 de Agosto de 1986 a 5 de Agosto de 1987.

Mandato presidencial

Ramalho Eanes, figura central do processo de consolidação da democracia portuguesa, é o primeiro Presidente da República eleito por sufrágio directo e universal. Como Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, implementa um plano de reestruturação que as reconduz às suas missões tradicionais. Será também durante os seus mandatos que se procede à primeira revisão constitucional, levando à extinção do próprio Conselho da Revolução.



Galeria retratos

Primeira dama

Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica