_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 I RepúblicaEstado NovoDemocraciaBarra Cronológica
Presidentes - Democracia
Aumentar Aumentar Aumentar Aumentar
 1 2 3 4 5 6 »

Mário Soares



Dados pessoais

Mário Alberto Nobre Lopes Soares nasce em Lisboa a 7 de Dezembro de 1924. É filho de João Lopes Soares e de Elisa Nobre Baptista. A 22 de Fevereiro de 1949 casa com Maria de Jesus Simões Barroso, de quem tem dois filhos. Morre a 7 de Janeiro de 2017, tendo sido enterrado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Percurso profissional

Apesar da sua carreira profissional se confundir com a política, a partir dos anos 50 é administrador e professor do Colégio Moderno. Começando a exercer advocacia em 1957, assumem particular relevância as defesas que faz em julgamentos de presos políticos em tribunais plenários. Em 1965 oferece os seus préstimos de advogado à família de Humberto Delgado, que acaba por ser assassinado nesse mesmo ano. Em 1971 é “Chargé de cours” nas Universidades de Vincennes e da Sorbonne e no ano seguinte Professor convidado na Universidade da Alta Bretanha, em Rennes.

Percurso político

Político de profissão e vocação, Mário Soares é uma figura incontornável da história contemporânea portuguesa. Primeiro pela luta antifascista desenvolvida durante a Ditadura, que lhe vale várias prisões pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a deportação e o exílio; depois pela sua participação no processo de transição, enquanto ministro de alguns dos governos provisórios e como líder partidário; finalmente pelo seu desempenho enquanto ministro dos I, II e IX governos constitucionais.

Mandato presidencial

Ao ser eleito Presidente da República em 1986 auto-intitula-se como o “Presidente de todos os portugueses” e no seu discurso de tomada de posse, proferido perante a Assembleia da República a 9 de Março de 1986, sublinha a conciliação e unidade nacionais. “Unir os Portugueses, Servir Portugal” será o mote para um mandato presidencial, renovado cinco anos depois, e que marca indiscutivelmente um novo estilo presidencial.




Galeria retratos

Primeira dama

Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica