Palácio da Cidadela de Cascais

O Palácio da Cidadela de Cascais é a residência de verão do Presidente da República. Com a grande campanha de obras que decorreu entre 2007 e 2011, durante o segundo mandato do Presidente Aníbal Cavaco Silva, ficou apto a acolher iniciativas da Presidência, assim como a hospedar chefes de Estado.

Desde 2011, tornou-se também um espaço aberto ao público, passando a oferecer um programa cultural: visitas guiadas ao palácio e capela, exposições, concertos e outros eventos.

A Cidadela, fortaleza onde o Palácio se insere, foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1977, e em 2014 integrada na Zona Especial de Proteção, que abrange um conjunto de edificações circundantes de igual valor patrimonial.

Fachada do Palácio da Cidadela virada para a Praça de Armas. Este corpo do Palácio era o edifício de Santa Catarina no tempo da ocupação militar. Entrada principal do Palácio da Cidadela. A bateria do Palácio da Cidadela com uma panorâmica sobre a baía de Cascais. Aspeto da bateria do Palácio durante a campanha de obras mais recente. O Palácio da Cidadela visto das escadas da bateria. A Sala de Estado ou Sala Nobre, hoje um espaço de receção do Presidente da República. Quarto de dormir do Rei D. Luís, hoje gabinete para audiências com o Presidente da República. Sala Árabe, hoje sala de apoio à Sala Nobre, obra do tempo do Rei D. Luís. A Sala de Jantar do tempo do Rei D. Carlos, construída sobre parte da bateria. Entrada principal do Palácio da Cidadela; os revestimentos de madeira são obra do tempo do Rei D. Carlos. O Salão de Vidro, ocupando parte da área da bateria, na continuidade com a Sala de Jantar. Quarto de vestir do Rei D. Carlos.